14/08/2020
A empresa municipal Porto Ambiente está a proceder à substituição de alguns equipamentos de deposição de resíduos na Baixa da cidade, tendo em vista a sua modernização e uniformização.

Numa primeira fase foram intervencionados quatro locais, designadamente na Rua de Fernandes Tomás (no troço próximo à Rua do Bolhão), Largo dos Lóios, Largo de São Domingos e Rua de Passos Manuel.

Os novos equipamentos instalados revestem-se de características particulares que os tornam mais funcionais, práticos e seguros. Por exemplo, a sua abertura não depende de manuseamento direto, mas sim da pressão feita com os pés sobre a barra metálica inferior disposta em cada um dos equipamentos, permitindo que a deposição de resíduos seja mais rápida e cómoda. 

A intervenção vai ser realizada de forma faseada, estando prevista a sua replicação em diferentes locais do centro da cidade.

A Porto Ambiente é responsável pela gestão de resíduos urbanos e pela limpeza do espaço público. Na sua missão prossegue os princípios de qualidade do serviço, inovação e sustentabilidade ambiental e económica, inclusive já reconhecidos pela Associação Portuguesa de Certificação - Apcer, que recentemente lhe atribuiu o certificado pela norma ISO 9001- Sistemas de Gestão da Qualidade.

Constituída em fevereiro de 2017, a empresa municipal destacou-se no ano passado ao atingir os 37% na taxa de reciclagem, superando as metas e objetivos previamente estabelecidos.