São materiais que não podem ser colocados nos contentores destinados à reciclagem, nem encaminhados para valorização. Pelas suas características, existem diversos materiais que nos podem induzir em erro e levar a depositá-los nos ecopontos.
Em caso de dúvida, consulte os diagramas que compõem cada um destes contentores ou coloque no contentor dos indiferenciados.
Por disposição legal, a taxa de resíduos é aplicada ao cidadão pelos serviços municipais, para suportar os encargos com os custos de gestão e tratamento de resíduos. Estes custos estão associados maioritariamente ao tratamento de resíduos indiferenciados, ou seja, que não foram separados pelo cidadão.
Assim, ao separar os seus resíduos, estará a contribuir para a eficácia económica do sistema de gestão de resíduos e para a sustentabilidade ambiental.
Nos ecopontos destinados aos resíduos recicláveis, embalagens, papel/cartão e vidro, os resíduos devem ser colocados sem saco de plástico, um a um, devidamente esvaziados, espalmados e de forma a ocupar o menor espaço possível no respetivo ecoponto.
Apenas os resíduos indiferenciados devem ser obrigatoriamente colocados em saco fechado, no interior do respetivo contentor.