Perguntas Frequentes
O que são contaminantes?

São materiais que não podem ser colocados nos contentores destinados à reciclagem, nem encaminhados para valorização. Pelas suas características, existem diversos materiais que nos podem induzir em erro e levar a depositá-los nos ecopontos.

Em caso de dúvida, consulte os diagramas que compõem cada um destes contentores ou coloque no contentor dos indiferenciados.

Onde posso colocar os frascos de perfume e embalagens de cosméticos?
Os frascos de perfume e embalagens de cosméticos em vidro, podem ser depositadas no vidrão, contudo, caso a embalagem em causa seja de plástico, deve ser encaminhada para o ecoponto amarelo.
Eu já pago a taxa de resíduos, porque é que tenho que separar?

Por disposição legal, a taxa de resíduos é aplicada ao cidadão pelos serviços municipais, para suportar os encargos com os custos de gestão e tratamento de resíduos. Estes custos estão associados maioritariamente ao tratamento de resíduos indiferenciados, ou seja, que não foram separados pelo cidadão.

Assim, ao separar os seus resíduos, estará a contribuir para a eficácia económica do sistema de gestão de resíduos e para a sustentabilidade ambiental.

Posso depositar os resíduos nos ecopontos sem saco de plástico?

Nos ecopontos destinados aos resíduos recicláveis, embalagens, papel/cartão e vidro, os resíduos devem ser colocados sem saco de plástico, um a um, devidamente esvaziados, espalmados e de forma a ocupar o menor espaço possível no respetivo ecoponto.

Apenas os resíduos indiferenciados devem ser obrigatoriamente colocados em saco fechado, no interior do respetivo contentor.  

Sacos de plástico sujos podem ser colocados no contentor amarelo?
Sim, sacos de plástico podem ser colocados no ecoponto mesmo sujos, desde que o seu conteúdo tenha sido escorrido, uma vez que são lavados durante o processo de reciclagem.