O CityLoops é um projeto liderado pelo ICLEI - Local Governments for Sustainability, financiado no âmbito do Horizonte 2020 (H2020), que se baseia na colaboração entre um conjunto de parceiros para a implementação de ações destinadas a aumentar a circularidade na utilização de materiais, com foco nos resíduos de construção e demolição e na matéria orgânica.

Assim, sete cidades europeias piloto, entre as quais o Porto, desenvolvem uma série de ações de demonstração e atividades para tornar os resíduos de construção e demolição (RCD) e os resíduos orgânicos em materiais circulares.

No caso do Porto, a participação no CityLoops tem como tema os resíduos orgânicos, nomeadamente a prevenção da sua produção e a promoção da recolha seletiva no setor residencial, no setor do turismo e em instituições de cariz social.

O projeto, com a duração de 4 anos, arrancou em outubro de 2019, tendo já sido delineadas as linhas orientadoras para a estratégia a desenvolver.

Uma das atividades a desenvolver no Porto consiste em dar continuidade ao projeto Orgânico, alargando-o a uma maior área do município, através da instalação contentores para deposição de resíduos orgânicos na via pública.

Como complemento à recolha seletiva no setor residencial, foi implementado um modelo piloto para o tratamento local de biorresíduos, com a instalação de duas ilhas de compostagem inseridas em dois agrupamentos habitacionais, uma na zona do Amial e outra em Paranhos.

Uma outra vertente deste projeto consiste na promoção de modelos de circularidade nos setores social e do turismo, para a promoção de uma política de sustentabilidade e circularidade.

Assim, deverão ser estabelecidas uma série de medidas nestes espaços, que permitirão prevenir e reduzir o desperdício alimentar e consequentemente a produção de resíduos orgânicos.

Importa destacar também a implementação de um sistema de certificação a aplicar nos espaços verdes do Município, para promover a biodiversidade dos mesmos. O composto produzido no âmbito da valorização dos resíduos orgânicos será utilizado como fertilizante natural, promovendo assim as boas práticas no que respeita à sustentabilidade ambiental.

O financiamento global do projeto é de 10 M €.





Para consultar mais informação sobre o projeto aceda ao site oficial aqui.

Galeria
Item 1 de 5