O projeto INTHERWASTE - Interregional Environmental Integration of Waste Management in Europe Heritage Cities, integrado no programa de financiamento Interreg Europe do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), tem como objetivo promover a gestão eficiente e sustentável dos resíduos urbanos em cidades europeias com zonas históricas classificadas como património. O INTHERWASTE promove a aprendizagem mútua entre os seus parceiros, contribuindo para a aquisição de conhecimentos e boas práticas que possam vir a ser integrados na definição de novas políticas de gestão e planos de ação, no sentido da melhoria da eficiência dos sistemas de gestão de resíduos urbanos.

O projeto teve início em março de 2016 e tem uma duração de 5 anos, estando a sua conclusão prevista para março de 2021, e conta com a cidade do Porto como uma das cinco cidades parceiras.

A primeira fase do INTHERWASTE, que consistiu na partilha de experiências e boas práticas, culminou em março de 2019 com a elaboração dos Planos de Ação por cada uma das cidades parceiras. A segunda fase do projeto tem uma duração de 2 anos e consiste na implementação das ações previstas nos Planos de Ação de cada cidade, focadas na gestão de resíduos nos centros históricos. 

Plano de Ação do Porto
  • Ação 1: criação de compartimento(s) para a deposição de resíduos na zona histórica;
  • Ação 2: implementação de um sistema de recolha seletiva porta-a-porta residencial, numa área restrita do centro histórico;
  • Ação 3: revisão da regulamentação municipal para a gestão de resíduos e limpeza urbana;
  • Ação 4: desenvolvimento de uma estratégia de comunicação que promova a adaptação e transição às novas componentes do sistema de gestão de resíduos;
  • Ação 5: revisão do plano de ação municipal (PAPERSU) de modo a incluir as ações específicas para o centro histórico, previstas neste plano.

Para mais informações:
consulte a página oficial do projeto, onde poderá acompanhar o seu desenvolvimento e encontrar informação detalhada acerca dos parceiros, dos eventos e atividades desenvolvidas e das experiências partilhadas.
Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download