Constituída em 2017, por delegação do município do Porto, a Porto Ambiente é a Empresa Municipal de Ambiente do Porto, E.M., S.A., responsável pela gestão dos resíduos urbanos e limpeza do espaço público.


A Porto Ambiente atua no município do Porto, promovendo a sustentabilidade ambiental e económica e a qualidade de vida de todos aqueles que residem, visitam, trabalham ou estudam na cidade do Porto. 


Assim, no que diz respeito à gestão de resíduos urbanos, a Porto Ambiente disponibiliza contentorização de proximidade, ecopontos e contentores, distribuídos estrategicamente pelo município do Porto, de modo a tornar a separação dos resíduos mais fácil e cómoda para todos.


No âmbito da sua atividade, a Porto Ambiente efetua a recolha dos diversos pontos de deposição de resíduos da cidade, bem como recolhas de serviços personalizados porta-a-porta para estabelecimentos comerciais e determinadas zonas habitacionais unifamiliares.


A limpeza do espaço público envolve um conjunto de ações manuais e mecânicas que têm como objetivo primordial a manutenção e melhoria contínua dos níveis de limpeza e higienização da cidade.


A Porto Ambiente tem ainda a responsabilidade social de participar ativamente na sensibilização de todos para as temáticas ambientais, para a prevenção e redução de produção de resíduos e correta separação dos mesmos.