Separação de Resíduos
Óleos hidráulicos de lubrificações e de motores de explosão usados
Deverão ser encaminhados para os Ecocentros para equipamentos específicos para destino final.
Óleos alimentares provenientes de habitações

Deverão ser depositados nos óleões. Atualmente existem 44 óleões no Município do Porto (incluindo no Parque da Cidade). Para consultar a localização dos óleões clique aqui.

Vidro - Contentor Verde

Resíduos Orgânicos (estabelecimentos) - contentor Castanho

Resíduos Indiferenciados - Contentor Cinzento

Radiografias

Existem campanhas periódicas para recolha de radiografias, através da sua entrega em farmácias. Para entregas fora desse período poderá contactar a Assistência Médica Internacional - AMI.

Pneus
A responsabilidade pela recolha de pneus usados cabe ao produtor, que a transfere para uma entidade gestora - Valorpneu - Sistema de Gestão de Pneus Usados (SGPU). Esta tem como objetivo a organização e a gestão do sistema de recolha e destino final de pneus usados.
Plástico e Metal - contentor Amarelo

Pilhas, baterias e consumiveis informáticos

Qualquer local de venda de pilhas, bem como supermercados e hipermercados, são obrigados a aceitar as pilhas e os acumuladores usados do tipo que comercializem, por troca e livre de encargos. Para o efeito, é obrigatória a presença nas instalações de recetáculos para esse fim, em local bem identificado e acessível.

No município do Porto, existem também alguns pilhões instalados junto aos ecopontos.

Papel e Cartão - Contentor Azul

Objectos fora de uso (monstros) - Ecocentros

Objectos provenientes de habitações, que os seus proprietários, possuidores ou detentores se pretendam desfazer e que pelo seu volume, forma ou dimensão, não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção, como por exemplo, colchões, electrodomésticos, peças de mobiliário, computadores e afins.

Poderão ser entregues nos ecocentros da cidade ou solicitada a sua recolha ligando para a Linha Porto - 220 100 220.

Medicamentos
As farmácias são os pontos de receção permanente de embalagens de medicamentos e de medicamentos fora de prazo.
Madeira e esferovite - Ecocentros

Paletes, pranchas, soalhos, divisórias e esferovites limpas, provenientes de habitações.

Deverão ser entregues nos ecocentros da cidade.

Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes usadas são consideradas Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE), subdividindo-se em lâmpadas fluorescentes clássicas e lâmpadas compactas.

Os munícipes deverão entregar as lâmpadas fluorescentes, desde que inteiras, no local de compra das novas ou nos ecocentros do município.

Baterias de Veículos
A responsabilidade pelo destino final de baterias e acumuladores é sempre do produtor/importador. Este deverá entregar os materiais a empresas licenciadas para a sua valorização ou eliminação. Ao comprar baterias novas deverá entregar as velhas no local de compra.