Já tiveram início as ações preventivas de limpeza dos canais de escoamento da Avenida AEP. Ação conjunta da Porto Ambiente e da Águas e Energia do Porto, com uma equipa de dez elementos para a limpeza de uma centena de sarjetas, reforça, assim, a preparação da cidade para a época das chuvas.
A limpeza das sarjetas e bermas é sempre realizada por cantoneiros apeados, apoiados por uma viatura de caixa aberta e duas varredoras que aspiram os resíduos. A intervenção é finalizada com uma outra equipa e um camião desobstrutor, para limpeza de todo o canal de escoamento.
Durante os trabalhos, foram removidos resíduos e detritos acumulados nos canais de drenagem e nas bocas-de-lobo para assegurar o bom funcionamento do sistema pluvial.
À semelhança dos anos anteriores, estas intervenções foram realizadas em período noturno e em dias distintos para contemplar ambos os sentidos da via, minimizando assim, o impacto na circulação rodoviária, contando com o apoio da Polícia Municipal.
Além destas ações, a Porto Ambiente realiza, diariamente, a limpeza de sarjetas e sumidouros, operação fundamental para assegurar uma forte capacidade de resposta e resiliência da cidade, face a episódios de precipitação intensa.
Estas operações são consideradas fundamentais, especialmente com a chegada do outono, de modo a evitar enchentes potenciadas pela queda e acumulação de folhas nas sarjetas e sumidouros da cidade. Só em outubro, a empresa municipal realizou 3409 ações de limpeza.