03/02/2023

A iniciativa “Coração Verde” certificou, em 2022, mais 30 novas entidades, o que permitiu alcançar 600 toneladas de recolha seletiva.


Promovida pela Lipor e pela empresa municipal Porto Ambiente, a iniciativa destina-se a apoiar instituições públicas e privadas e estabelecimentos de restauração da cidade na otimização dos seus processos de gestão ambiental.


Só no Município do Porto são já mais de 60 organizações certificadas com o “Coração Verde” e cerca de 240 na área geográfica da Lipor. O trabalho diário destas organizações, ao nível da intervenção ambiental integrada, prevenção da produção de resíduos, passando pela promoção da reciclagem e áreas complementares como a biodiversidade ou alterações climáticas, competem para a criação de uma comunidade circular que aposta num futuro mais sustentável.


Para alcançar estes resultados e dinâmicas de ação, destaque para o trabalho de parceria entre os diversos intervenientes e o apoio permanente da Porto Ambiente e da Lipor, através da instalação de mais de dois mil contentores, fator decisivo para o a mobilização de cerca de 15 mil pessoas empenhadas no correto reencaminhamento de resíduos.


A iniciativa "Coração Verde" prossegue os objetivos do Pacto do Porto para o Clima, coordenado pela Porto Ambiente. Estas instituições, que integram as mais de 200 organizações subscritoras, estão fortemente comprometidas com o desafio de alcançar a neutralidade carbónica na cidade até 2030.


A certificação "Coração Verde" é um instrumento de reconhecimento das práticas de sustentabilidade ambiental, criado pela Lipor e pelos municípios associados em 2014, numa ótica de valorização informal do comprometimento dos parceiros na área do ambiente e, em particular, na gestão sustentável dos resíduos.

Galeria
Item 1 de 10