28/07/2023

Ao longo de praticamente três meses, o tema da neutralidade carbónica esteve em destaque, no âmbito do Pacto do Porto para o Clima, no ciclo de conversas que debateu os temas das alterações climáticas e o desafio da descarbonização da cidade do Porto, realizado, semanalmente, no Porto Innovation Hub, e que reuniu mais de 500 participantes e 40 oradores.

 

Em cada uma das 10 sessões, a fórmula foi constante: um moderador liderou uma conversa entre vários oradores convidados, especialistas de diversos temas, numa saudável partilha de boas práticas, ideias e ambições acerca do tópico da sessão que inspiraram os presentes e deram pistas sobre o caminho a seguir para o futuro.

 

Energia descentralizada e limpa, mobilidade sustentável, Descarbonização da construção, circularidade do sistema alimentar, envolvimento da comunidade, sequestro de carbono, desafios de uma transição justa, importância dos dados, financiamento e soluções de base natural foram o mote das diferentes sessões que convocaram figuras de relevo da academia, setor empresarial, organizações públicas e associações setoriais para a discussão.

 

As sessões, abertas ao público, pautaram-se pela dinâmica de interação entre oradores e assistência, sempre desafiada a lançar sugestões, questões ou apresentar comentários sobre as temáticas abordadas. O interesse manifestado pelos presentes demonstra a importância do tema para a sociedade civil e está patente no crescente número de subscritores do Pacto, a título pessoal.

 

O Ciclo de Conversas está disponível no site do Pacto do Porto para o Clima, com vídeos das sessões bem como em formato podcast nas principais plataformas.

 

Sobre o Pacto do Porto para o Clima

 

O Pacto do Porto para o Clima é uma iniciativa liderada pelo Município do Porto que pretende despertar a ação dos cidadãos e organizações e criar uma verdadeira comunidade de aprendizagem, partilha de experiências e conhecimento, e apoio mútuo para este desígnio. Esta iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

 

A iniciativa tem mobilizado atores de diversos quadrantes e congrega já mais de 200 subscritores de enorme prestígio, de áreas tão diversas como a Academia, justiça, educação, telecomunicações, construção, indústria, ONGs, 3o setor, desporto, ciência, saúde, cultura, abrangendo algumas das mais reputadas instituições e organizações empresariais da cidade e da região.

 

Saiba mais aqui.

Galeria
Item 1 de 17