O projeto de recolha porta a porta residencial foi implementado em 2018, tendo duas vertentes principais: a vertente de promoção da separação de resíduos e a vertente de cariz social, uma vez que os materiais recuperados revertem a favor da SOMOS NÓS - Associação para Autonomia e Integração de Jovens Deficientes (IPSS).
Desde o seu ano de arranque até ao presente, este projeto conta já com mais de 2 mil aderentes.
Neste projeto, são recolhidos seletivamente os fluxos de papel/cartão, plástico/metal, vidro e orgânicos, assim como resíduos indiferenciados, em, predominantemente, habitações unifamiliares.
Em diversos momentos, tais como o arranque do projeto e ações de alargamento, são realizadas Campanhas de Comunicação e Sensibilização, que informam sobre o modo de funcionamento do projeto e sensibilizam para uma correta separação dos resíduos.
A cada habitação participante, é entregue gratuitamente um conjunto de equipamentos que incluem:
No momento de adesão ao projeto, para além da entrega dos contentores, é também fornecido um calendário, com indicação dos dias e horários em que cada fluxo deve ser colocado à recolha.
Atualmente, o projeto de recolha porta a porta residencial encontra-se apenas implementando em zonas da área ocidental da cidade. No âmbito de candidaturas a financiamento do POSEUR, já foi planeado o alargamento a zonas com habitações unifamiliares na área oriental do Porto.
Pode consultar as zonas abrangidas e calendários de recolha aqui.
Para mais informações
ou adesão ao serviço de recolha, preencha o formulário de adesão ou contacte 220 100 220 ou ecolinha@portoambiente.pt.