13/12/2021

Apenas 0,24% dos resíduos recolhidos pela empresa municipal Porto Ambiente foram enviados para aterro, em 2020. Este valor contribuiu de forma decisiva para os números registados pela empresa intermunicipal Lipor que, segundo dados divulgados pela Agência Portuguesa do Ambiente, alcançou o marco de 2% de resíduos depositados em aterro.


Recorde-se que, embora a meta para deposição em aterro seja de 10%, o Município do Porto assenta a sua estratégia numa política de aterro zero, em linha com as orientações estratégicas europeias. As boas práticas da Porto Ambiente contribuíram para que a Lipor fosse um dos dois únicos sistemas de gestão de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais estabelecidas no Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos para 2020.


O Município tem vindo a atingir todas as metas a que se propôs e, mais recentemente, em 2020, atingiu uma taxa de reciclagem de 37% suplantando o objetivo estabelecido de 31%. Também no que diz respeito à produção de resíduos seletivos, esta ultrapassou os 65 kg/habitante.ano, sendo a meta de 61 kg/habitante.ano.


Estes números estão em linha com o crescimento na ordem dos 50% verificado entre 2016 e 2019, o que atesta o sucesso das medidas implementadas pela empresa, e que mereceu recentemente o reconhecimento do setor com a atribuição, do prémio de excelência pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), destacando-se como a melhor entidade gestora de resíduos urbanos em 2020.


O Porto continua, desta forma, a dar passos firmes rumo a uma cidade mais sustentável, mais circular e proativa no combate às alterações climáticas, tornando-se, cada vez mais, uma referência a nível europeu.