Não. Os resíduos orgânicos devem ser depositados diretamente no contentor.
O processo de valorização orgânica destes resíduos não possui mecanismos que permitam remover contaminantes como os sacos de plástico, pelo que a presença de plásticos ou outros, inviabiliza a transformação dos resíduos orgânicos em composto.
Não. A composição do vidro de embalagens como garrafas, boiões e frascos, é diferente da composição do vidro de copos, pirex, etc. e por isso não fundem à mesma temperatura. Por esse facto, ao serem depositados no contentor de vidro inviabilizariam um lote inteiro de vidro reciclado.
Deverá entregar todos os copos, louças e cerâmicas nos ecocentros ou, quando em pequena quantidade, depositá-los no contentor de resíduos indiferenciados.
Estes óleos são considerados resíduos perigosos e como tal requerem um encaminhamento e tratamento específicos, devendo ser entregues num dos ecocentros do município.
Deverão ser depositados nos oleões em embalagem de plástico fechada.
Atualmente existem 64 oleões no município do Porto. Consulte aqui a sua localização.
Os pneus usados devem ser entregues num concessionário ou oficina, quando colocar pneus novos.
Se não for possível, poderá sempre dirigir-se a um dos ecocentros do município.
As pilhas e acumuladores devem ser depositados num dos Pontos Eletrão existentes em centros comerciais, supermercados, hipermercados e algumas instituições aderentes.
Poderá também entregá-los num dos ecocentros do município.
Se não for possível a sua reutilização, os objetos fora de uso (OFUs) como mobiliário, colchões, entre outros, e os equipamentos elétricos e eletrónicos (REEEs) como eletrodomésticos, televisões, computadores e similares podem ser entregues nos ecocentros ou poderá ser agendada a recolha dos mesmos no seu domicílio de forma totalmente gratuita através da Linha Porto. 220 100 220.
As caixas de medicamentos vazias, bem como as chamadas “cartelas” que envolvem os compridos devem ser entregues nas farmácias.
Estes resíduos têm um encaminhamento específico pela sua natureza, pelo que não podem ser depositados nos ecopontos.
As lâmpadas fluorescentes usadas podem ser entregues em pontos de venda de lâmpadas ou nos centros de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos.
No município do Porto, os ecocentros também estão preparados para receber este tipo de resíduos que serão posteriormente devidamente encaminhados.
Não. Devido à composição fibrosa do papel que os constitui, estes materiais não são passíveis de serem reciclados.
Também a sujidade e gordura que podem conter no momento de deposição inviabiliza a sua reciclagem, pelo que os deve depositar no contentor para resíduos indiferenciados.
Os frascos de perfume de vidro devem ser depositados no contentor de vidro, bem como frascos e boiões.
O vidro é um material passível de ser reaproveitado a 100% sem perder qualquer característica e qualidade de um vidro feito a partir de matéria-prima virgem.
Sim. As embalagens de takeaway em alumínio podem ser depositadas no contentor amarelo e não necessita de as lavar antes. No entanto, deve ter atenção onde coloca a tampa de papel. Se esta estiver suja ou com gordura deve ser depositada no contentor de resíduos indiferenciados, caso contrário pode depositá-la no contentor para papel/cartão.