03/04/2025

Pelo quarto ano consecutivo, a Porto Ambiente marcou presença no TEDxPorto, que decorreu no último fim de semana. A empresa municipal voltou a convocar todos para a missão de alcançar a neutralidade carbónica na cidade até 2030, aproveitando para dar a conhecer o projeto EcoPorto, numa edição subordinada ao tema "A Grande Questão". Temáticas como inovação e tecnologia foram também trazidas à tona pelo vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo.

 

Com vista à aplicação de boas práticas de circularidade, os participantes foram desafiados a trazer um pequeno eletrodoméstico ou material tecnológico avariado (computadores, portáteis, candeeiros de secretária, secadores de cabelo, ferros de engomar, pequenos eletrodomésticos de cozinha, telemóveis, máquinas de café ou outros artigos de pequena dimensão), para que estes bens ganhassem uma nova vida no EcoPorto – Centro para a Circularidade da cidade do Porto.

 

Os participantes responderam à chamada e contribuíram com cerca de 20 equipamentos que, após reparação, poderão ser doados a entidades sociais da cidade, promovendo o conceito de economia circular e ajudando quem mais precisa.

 

MD_TEDxPorto_Porto_Ambiente-044.jpg

 

Também o Pacto Porto para o Clima voltou a ser tema neste certame, com vista à partilha, junto da sociedade civil, dos principais desafios que as alterações climáticas trazem às cidades.

 

Conscientes da importância do envolvimento de todos para o sucesso desta missão, elementos da equipa da neutralidade carbónica desafiaram os participantes do TEDxPorto a subscrever o pacto, e deram a conhecer pequenos gestos a adotar no quotidiano em áreas como a mobilidade, resíduos, eficiência energética, recursos hídricos, e que podem contribuir para uma cidade neutra em carbono.

 

O pacto, publicamente apresentado em setembro de 2022, conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e reúne já cerca de 280 subscritores institucionais, de áreas muito diversas.

 

Até 2030 e, liderando pelo exemplo, o Município do Porto tem em marcha uma série de medidas em áreas estratégicas e que passam pelo reforço dos espaços verdes, a aposta na produção e partilha de energia renovável, incremento da mobilidade sustentável, aumento da eficiência do edificado, a promoção da poupança energética, investimento em iluminação LED inteligente, e uma maior circularidade.

 

O Porto foi também selecionado, pela Comissão Europeia, para integrar o grupo das 100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima, consolidando a sua liderança a nível nacional e europeu na ação climática.

 

Inovação e tecnologia

 

Na sessão "A tecnologia ao serviço de todos: como direcionar a evolução tecnológica para as grandes causas públicas", o Município esteve representado pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

 

Blip_TedX-8.jpg

 

Num painel que também contou o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, os oradores debateram a importância da adoção de soluções tecnológicas de vanguarda para as grandes causas públicas, sob a lente de quem desenvolve essas soluções potenciais e dos agentes com responsabilidades públicas e de governação.

 

Durante o evento, a tecnológica Blip, que faz parte do programa Porto Leading Investors, também proporcionou uma experiência imersiva aos participantes, através de um estúdio interativo e quatro talks inspiradoras.

 

Blip_TedX-5.jpg

 

O estúdio Blip acolheu um espaço dinâmico onde os visitantes tiveram oportunidade de experimentar as tecnologias do futuro. Através de experiências imersivas, demonstrações práticas e interações inovadoras, o público foi desafiado a refletir sobre o impacto da tecnologia e o seu potencial para responder às grandes questões da atualidade.

 

Já as talks, conduzidas por especialistas e convidados especiais, trouxeram novas perspetivas e estimularam o debate sobre o papel da tecnologia no futuro. Cada intervenção explorou "The Big (Tech) Question" de forma única e envolvente, promovendo uma reflexão profunda e inspiradora.

 

O Município do Porto esteve ainda presente, através do TERA (Talento, Evoluir, Reter e Atrair), reforçando a importância de atrair, desenvolver e reter talento na cidade, numa sociedade em constante transformação.

 

Num mundo interligado, onde a inovação e o conhecimento são pilares do progresso, a estratégia TERA posiciona o Porto como um ecossistema vibrante, capaz de fomentar pensamento crítico, questionar o status quo e pensar soluções para os desafios globais. Ao incentivar a reflexão sobre o futuro do trabalho no seio do ecossistema do Talento, o TERA alinha-se com a missão do TEDxPorto de inspirar e capacitar indivíduos para construir um amanhã mais sustentável e inclusivo.

Galeria
Item 1 de 20