Na sequência do apoio ao Município de São Vicente, em Cabo Verde, após as chuvas torrenciais que, em agosto, provocaram profundos estragos à ilha, o Executivo municipal decidiu ceder, a título definitivo, um veículo de recolha de resíduos urbanos. O camião sai, esta quarta-feira, das instalações da Porto Ambiente, prevendo-se que demore 12 dias até chegar ao destino.
Trata-se de uma viatura de carga traseira para recolha de resíduos urbanos, com motor a diesel, 19 toneladas de peso bruto, caixa de compactação de 15 metros cúbicos de capacidade volumétrica e elevador com possibilidade para recolher contentores por sistema de pente, din ou Oschner.
Através da iniciativa "O Porto com Mindelo", e além da cedência do veículo de recolha de resíduos urbanos, o Executivo aprovou a assinatura de um protocolo de colaboração para disponibilização do apoio monetário à Cruz Vermelha Portuguesa.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sublinhou que a autarquia "não podia ficar indiferente à situação de emergência e calamidade que se vive no território irmão, sentindo uma especial obrigação para disponibilizar ajuda, na medida das suas possibilidades".
No passado mês de setembro, o autarca portuense acompanhou de perto os trabalhos de recuperação encetados pela cidade de Mindelo depois das chuvas intensas e das enxurradas.
Durante uma viagem a Cabo Verde, Rui Moreira teve a oportunidade de conhecer o Complexo Rozar, onde se encontram realojadas 36 famílias de várias zonas afetadas. Seguiu-se uma visita aos pontos da ilha mais afetados pela tempestade: Avenida 12 de Setembro, Praça Estrela, Chã de Alecrim, Alto de Brava, Cruz Papa e Bela Vista.