Esta operação está orientada para a consolidação e expansão dos serviços de recolha seletiva de resíduos, tanto multimaterial como de biorresíduos, reforçando a rede de ecopontos e alargando o serviço porta-a-porta, em consonância com as metas e diretrizes estabelecidas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU 2030). Tem por base um conjunto de ações que visam não só melhorar a infraestrutura de recolha seletiva no concelho, mas também promover a transição para uma economia circular, através da posterior valorização e recuperação de materiais. Pretende-se, com este investimento, alcançar a cobertura total da cidade do Porto com ecopontos, expandir a recolha seletiva multimaterial e de biorresíduos para o setor doméstico e não doméstico, e aumentar significativamente a participação dos cidadãos e empresas nos sistemas de recolha seletiva.
Este projeto contribui de forma decisiva para o cumprimento das metas regionais e nacionais de reciclagem e para a redução da fração indiferenciada dos resíduos urbanos, alinhando-se com as políticas de sustentabilidade ambiental e eficiência de recursos preconizadas pelo PERSU 2030 e pelos PAPERSU municipal (Município do Porto) e PAPERSU intermunicipal (LIPOR) aplicáveis.
A Operação engloba três ações principais, designadamente:
Pretende-se assim consolidar e alargar o serviço de recolha porta-a-porta não doméstico e expandir a recolha seletiva com contentores de proximidade.
O aumento da rede de equipamentos implicará a criação de novos circuitos de recolha e, consequentemente, a aquisição de 3 novas viaturas de recolha não poluentes de grande capacidade.