Distinguindo vandalismo de expressão artística, o Município do Porto quer promover uma relação cada vez mais estreita entre os criadores de arte urbana e a cidade, entre o orgulho portuense pintado em murais e um espaço público cuidado. Foi com essa ideia de cidade em mente que o presidente da Câmara acompanhou, na manhã desta sexta-feira, as equipas da Porto Ambiente nas intervenções diárias de limpeza de graffiti, desta vez na Alameda das Fontainhas.
Só os números de 2025 contam mais de 19 mil intervenções, 467 km² de paredes limpas através de pintura e mais 100 km² de graffiti retirados da pedra através da técnica de sílica.
São 13 trabalhadores da empresa municipal especificamente dedicados a este serviço de remoção de pinturas, mas também de cartazes e autocolantes e outras inscrições não autorizadas em imóveis públicos e mobiliário urbano.

Queremos sensibilizar as pessoas que se querem expressar do ponto de vista artístico de que podem e devem fazê-lo na cidade, mas de uma forma regulada
"Queremos sensibilizar as pessoas que se querem expressar do ponto de vista artístico de que podem e devem fazê-lo na cidade do Porto, gostamos disso, mas tem de ser feito de uma forma regulada", sublinha Pedro Duarte.
Defendendo que o "vandalismo" que se encontra em zonas como as Fontainhas "não se coaduna com a nossa ideia de cidade que preserva e promove o seu espaço público", o autarca afirma que "não vamos vacilar nesta forma de intervir".

Queremos murais que contribuam para o espaço público, para o enquadramento paisagístico da zona
O presidente da Câmara assume que "vamos ser ambiciosos e arrojados" na expansão do Programa de Arte Urbana. "Queremos murais que contribuam para o espaço público, para o enquadramento paisagístico da zona", um tipo de expressão artística que, considera, pode, por exemplo, "contribuir para melhorar a situação dos prédios que se encontram degradados".
"Vamos estimular aqueles que se querem expressar artisticamente para que o possam fazer melhorando a cidade e não prejudicando. Se o fizerem, somos os primeiros a querer apoiar", assume Pedro Duarte.
Recorde-se que o Programa de Arte Urbana do Porto promove a criação de intervenções artísticas no espaço público da cidade, entre obras de caráter efémero ou permanente, nas suas mais diversas expressões, envolvendo artistas novos e consagrados, nacionais e internacionais.
A iniciativa, gerida pela Ágora, está aberta a propostas espontâneas, através do endereço de correio eletrónio arteurbana@agoraporto.pt, também disponível para informações sobre open calls, locais onde pintar ou licenças.