Selecionado no âmbito do Programa Europeu EU Mission Climate-Neutral and Smart Cities – Enabling City Transformation Programme, o projeto A+CLASS – Alliance for Climate Leadership for Actionable Sustainability Solutions reúne as três Cidades Missão portuguesas – Porto, Lisboa e Guimarães.

 

O consórcio é constituído pelo Município do Porto, Porto Ambiente, Porto Digital, Agência de Energia do Porto, Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Município de Lisboa e pelo Instituto Superior Técnico, enquanto parceiro técnico do projeto. O Município de Guimarães assume formalmente a liderança do consórcio.

 

O projeto visa o desenvolvimento de uma plataforma digital de monitorização e apoio à decisão, concebida para acompanhar a transição climática das três cidades e a implementação dos respetivos Contratos Climáticos das Cidades (City Climate Contracts – CCC). Ao consolidar informação relevante num único ponto de acesso, a plataforma irá reforçar a transparência, a eficácia e a eficiência da ação climática local, permitindo a decisores políticos, técnicos municipais e outros stakeholders identificar de forma rápida e informada as estratégias com maior impacto.

 

Mais do que uma ferramenta digital, a plataforma será cocriada, assegurando a sua relevância tanto para o setor público como para o setor privado, e promovendo uma abordagem colaborativa, participativa e orientada para resultados.

 

Neste enquadramento, o projeto A+CLASS tem como principais objetivos:

  • Monitorizar os Contratos Climáticos das Cidades (CCC);
  • Promover a partilha e a transferência de estratégias políticas e ações de sucesso;
  • Disseminar os resultados junto da Rede de Cidades pelo Clima;
  • Cocriar e definir um roadmap para a evolução da plataforma de monitorização bottom-up dos CCC;
  • Reforçar a transferência de conhecimento entre parceiros e no seio da comunidade NetZeroCities.

O projeto está integrado no programa NetZeroCities (NZC) – Enabling City Transformation (ECT) e é financiado ao abrigo do Programa Horizonte Europa, com um orçamento total de 1 499 649,32 €, dos quais 105 128,83 € estão atribuídos à Porto Ambiente. Teve início em março de 2025, estando a sua execução prevista até setembro de 2026.

Galeria
Item 1 de 12