09/02/2026

No seguimento da atribuição do Prémio Cidade+ 2025, na categoria "Inovação e Conhecimento", ao projeto "EcoPorto – Centro para a Circularidade da Cidade do Porto", o Município, através da sua empresa municipal Porto Ambiente, decidiu oferecer o valor monetário associado, na ordem dos cinco mil euros, à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

 

Esta decisão surge como um gesto de responsabilidade social e solidariedade, alinhado com os valores que norteiam a atuação da Porto Ambiente e do projeto EcoPorto, que, desde a sua criação, promove práticas sustentáveis com impacto positivo na comunidade.

 

Para além da sua missão ambiental, o EcoPorto tem vindo a afirmar-se como um projeto de proximidade e inclusão social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A doação do valor do prémio à Liga Portuguesa Contra o Cancro pretende reforçar este compromisso, apoiando uma instituição de referência nacional no combate à doença, na promoção da saúde e no apoio aos doentes oncológicos e às suas famílias.

 

gco_eco_porto_porto_ambiente_2025_02.jpg

 

Causa de elevado interesse público

 

A Porto Ambiente sublinha que "este reconhecimento, atribuído no âmbito dos Prémios Cidade+, representa não apenas um estímulo à inovação e à economia circular, mas também uma oportunidade para ampliar o impacto positivo do projeto além da esfera ambiental, contribuindo para uma causa de elevado interesse público".

 

Já para a direção da Associação de Limpeza Urbana (ALU), "a decisão da Porto Ambiente de doar o prémio monetário à Liga Portuguesa Contra o Cancro traduz, plenamente, o espírito dos Prémios Cidade+, que vão além do reconhecimento técnico e valorizam projetos com impacto real na comunidade. Este gesto demonstra como a inovação e a sustentabilidade podem caminhar lado a lado com a responsabilidade social".

 

Os Prémios Cidade+, promovidos pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, distinguem projetos que se destacam pela inovação, sustentabilidade, impacto e contributo para cidades mais limpas, inclusivas e resilientes.

 

Com esta iniciativa, a Porto Ambiente reafirma o seu compromisso com uma visão integrada de sustentabilidade, que alia a gestão responsável de recursos à coesão social e à solidariedade.