15/01/2026

A autarquia reafirmou o compromisso com uma cidade neutra em carbono ao receber, esta quarta-feira, no edifício dos Paços do Concelho, uma delegação da NetZeroCities, a plataforma que está a operacionalizar a "Missão Cidades". A vice-presidente da Câmara do Porto, Catarina Araújo, deu as boas-vindas à comitiva, com quem debateu alguns dos desafios para os próximos anos.

 

A também vereadora do Ambiente e Sustentabilidade recebeu o city advisor da cidade do Porto na "Missão Cidades", Francisco Gonçalves, que se fez acompanhar por uma delegação de representantes da NetZeroCities, Cidades pelo Clima e Banco Europeu de Investimento.

 

Na reunião, que decorreu na Sala D. Maria, Catarina Araújo teve oportunidade de reafirmar o compromisso do novo Executivo municipal com a aceleração da neutralidade climática urbana.

 

De recordar que o Porto é uma das três cidades portuguesas, tal como Lisboa e Guimarães, a integrar a lista "100 Cidades Inteligentes e com Impacto Climático Neutro até 2030".

 

A "Missão Cidades" é uma iniciativa da Comissão Europeia, que faz parte das cinco Missões Europeias lançadas no âmbito do programa europeu de investigação e inovação Horizonte Europa, e tem como objetivo tornar 100 cidades europeias inteligentes e climaticamente neutras até 2030.

 

Este é o principal programa europeu de aceleração da neutralidade climática urbana, fornecendo apoio técnico, financeiro e regulatório às cidades selecionadas.

 

Neste âmbito, a NetZeroCities - plataforma que operacionaliza a “Missão Cidades” – disponibiliza um city advisor que acompanha diretamente o Município, apoia a identificação de oportunidades de financiamento, a elaboração de estratégias e facilita a articulação com a Comissão Europeia e outros parceiros de relevo.

Galeria
Item 1 de 5