A recolha Porta-a-Porta Comercial é um serviço de recolha seletiva de resíduos, que inclui a recolha de resíduos dos fluxos multimaterial, tal como papel/cartão, embalagens de plástico/metal e vidro, e a recolha de resíduos orgânicos.


A recolha Porta-a-Porta Comercial abrange estabelecimentos de comércio/restauração, hotéis, estabelecimentos de ensino, cafés e similares, em todo o município.


O pedido inicial de adesão ao serviço deverá ocorrer através da linha Porto., ou através de um contacto de um sensibilizador da Porto Ambiente.


Após receção do pedido, o mesmo será avaliado internamente e, caso estejam reunidas as condições para a sua aceitação, haverá uma visita de um colaborador da Porto Ambiente ao local, para preenchimento de uma ficha de adesão formal e explicação do modo de funcionamento do sistema.


O horário de recolha de cada estabelecimento é definido no momento da adesão e a frequência é diária.


No caso do serviço de recolha multimaterial, a cada estabelecimento são entregues um conjunto de sacos destinados à deposição dos diferentes fluxos de resíduos produzidos, cada um com capacidade de 90 ou 120 litros. A todo o momento pode ser solicitada a entrega suplementar de sacos, através da linha Porto.


Já no que respeita ao serviço de recolha de resíduos orgânicos, uma vez formalizado o pedido de adesão ao serviço, a Porto Ambiente procede à entrega de, pelo menos, um equipamento para deposição dos resíduos orgânicos. A capacidade do contentor é definida de acordo com a produção de resíduos do estabelecimento.

A reposição dos equipamentos para deposição de resíduos orgânicos danificados é assegurada pelo Município, sem custos diretos para o aderente.




A quem se destina?

Sector não residencial: serviços e comércio, estabelecimentos de ensino, serviços da Administração Pública, hotéis, restaurantes, cafés e similares.


Como aderir?

O pedido de adesão poderá ser realizado através da linha Porto. 220 100 220 ou ecolinha@portoambiente.pt.


Horário de realização do serviço

Serviço de recolha multimaterial: de 2ª a sábado, entre as 13h e as 24h.


Serviço de recolha de orgânicos: de 2ª a sexta, entre as 14h e as 19h.

Na Ribeira, o serviço é realizado todos os dias entre as 15h e as 24h.


Destino dos Resíduos

Os resíduos recolhidos são encaminhados para a LIPOR.