Entende-se por Resíduo Urbano (RU): "resíduo proveniente de habitações bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente de habitações" Diário da República, 2.ª série - N.º 4 - 7 de janeiro de 2019: Art. 8º - dd).


A Porto Ambiente, como entidade responsável pela gestão de Resíduos Urbanos no município do Porto, disponibiliza cerca de 3600 equipamentos de deposição seletiva de resíduos e 5200 equipamentos de deposição de resíduos indiferenciados, distribuídos pela cidade, de tal forma que a deposição de resíduos seja mais fácil e cómoda para todos.


A recolha dos equipamentos é efetuada pelas cerca de 72 rotas que percorrem todos os dias mais de 3 000 kms pelo município do Porto.


A Porto Ambiente dispõe ainda de serviços de recolha porta-a-porta no setor residencial e comercial e de serviços gratuitos de recolha ao domicílio de Objetos Fora de Uso (OFU's) e Resíduos Verdes.



Recolha Coletiva por Proximidade

Relativamente à recolha coletiva por proximidade, quer nos resíduos indiferenciados quer nos fluxos seletivos (papel, embalagem e vidro) a Porto Ambiente tem equipas de recolha no terreno, organizadas por circuitos que percorrem toda a cidade, 24h por dia, de segunda a sábado.

Ao domingo, a recolha é apenas efetuada no centro da cidade, com frequência reduzida.



Recolha Porta a Porta

Nas zonas abrangidas por projetos de recolha porta a porta (comercial ou residencial), a recolha é efetuada nos seguintes horários:

Comercial - segunda a sábado entre as 13h00 e as 24h00;

Residencial - segunda a sexta entre as 20h30 e as 03h00 e sábados entre as 11h e as 17h.