Resíduos Urbanos
20-11-2018
Resíduos Urbanos. O que são? "resíduos proveniente de habitações, bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ...". C.R.M.P.Artº C1 




Os contentores instalados por toda a cidade potenciam a recolha seletiva de uma maneira fácil e acessível a todos. O Porto dispõe de cerca de 1042 Ecopontos e mais de 5700 contentores por toda a cidade, garantindo assim que os munícipes dispõem de equipamentos a menos de 100 metros das suas habitações.
Desde julho de 2018 que em algumas artérias da cidade existe um serviço de recolha porta-a-porta residencial, nomeadamente em algumas zonas de habitações unifamiliares nas Uniões de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e da freguesia de Ramalde. Este serviço recolhe todas as frações, embalagens, vidro, papel, orgânico e indiferenciado.
Para os objetos fora de uso, os munícipes devem usar os nossos ecocentros, ou podem solicitar a sua recolha gratuita através da ECOlinha.
Para os não residenciais, a Porto Ambiente tem serviços de porta-a-porta para a recolha dos resíduos seletivos (papel, embalagens e cartão) e para os resíduos orgânicos. Consulte aqui.

RECOLHA 

Recolha Coletiva por Proximidade

Relativamente à recolha coletiva por proximidade, quer nos resíduos indiferenciados quer nos fluxos seletivos (papel, embalagem e vidro) a Porto Ambiente tem equipas de recolha no terreno, organizadas por circuitos que percorrem toda a cidade, 24 h por dia, de segunda a sábado.
Ao domingo, a recolha é apenas efetuada no centro da cidade, com frequência reduzida.

Recolha Porta-a-Porta (Comercial ou Residencial)

Nas zonas abrangidas por projetos de recolha porta-a-porta (comercial ou residencial), a recolha funciona também de segunda a sábado, primordialmente entre as 13h00 e as 03h00 da madrugada.